Em agosto de 2020,
recebemos o convite para participar do Programa Residência Pedagógica,
desenvolvido pela CAPES, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, o
qual foi aceito de bom grado pela escola, uma vez que acreditamos no modelo de formação, independentemente do nível de ensino,
onde se valoriza a postura ativa e reflexiva inserida no ambiente escolar.
Pensamos que esta proposta de trabalho irá contribuir para a formação dos
acadêmicos e também com qualidade da docência e do ensino no contexto escolar,
em virtude da troca de experiencias e de conhecimento.
O período de residência
está dividido em três módulos. O plano de trabalho neste primeiro módulo, com
duração de outubro de 2020 a março de 2021, contemplou a inserção dos residentes
no ambiente escolar, por meio de uma análise dos documentos norteadores da
escola, como Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Matrizes de Referência
do Ensino Hibrido e demais documentos vigentes. Também realizamos estudos
referentes a Plataforma do Google Classroom, ambiente educacional adotado oficialmente
pela Rede Estadual de Ensino no Rio Grande do Sul, para o modelo de Ensino
Hibrido.
Mediante agendamento os
residentes puderam conhecer a escola e fazer um levantamento das condições estruturais
da escola destinadas as aulas de Educação Física e ao atendimento de modo geral
aos estudantes.
Neste contexto de
estudos, também se fez necessário uma discussão a respeito da Base Nacional
Comum, objetivando um conhecimento mais aprofundado do documento, buscando
relacioná-lo com questões de pratica docente e realidade escola.
Com o conhecimento das
bases legais vigentes, da base pedagógica que fundamenta o ensino (BNCC) do
espaço físico e estudantes, foi possível a elaboração das aulas, que foram
aplicadas durante o período da regência escolar.
A finalização do módulo
se deu por meio da elaboração de um relatório, onde os residentes puderam
descrever suas atividades e aprendizagens ocorridas durante a sua vivencia no
ambiente escolar vivenciado neste período de pandemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário